CACICPAR acompanha reunião com a INVEST Paraná

segunda, 01 de fevereiro de 2021

Invest Paraná discute atração de investimentos para região dos Campos Gerais

Diretor-presidente da INVEST Paraná visitou ACIPG e apresentou ferramentas para auxiliar setor produtivo no município.

Na última sexta-feira (29) representantes da CACICPAR, acompanharam a reunião que aconteceu na sede da ACIPG juntamente com o diretor-presidente José Bekin, onde o mesmo discutiu a atração de novos investimentos para o município. A agenda do dirigente incluiu uma visita à Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG), em que foram apresentadas ferramentas para auxiliar a vinda de novas empresas para a cidade e ações para melhorias do setor produtivo de Ponta Grossa e dos Campos Gerais. 

Para entender melhor o que seria a Invest Paraná separamos os 6 pilares de atuação da Instituição:

  • As relações governamentais que se da por meio de consulados, governo, prefeituras;
  • O atendimento as empresas, prestando todo o suporte do Programa Paraná Competitivo, informações sobre mercado, locais de implantação;
  • Projetos Especiais, como na área de turismo o Paraná Pay;
  • Inovação, com suas ferramentas de acesso Inovalvest e Invest Pass;
  • Negócios internacionais e Apoio as exportações, com foco em busca por mercado, visualizando isto de forma mais ilustrativa através das plataformas de PNS, APEX Brasil;
  • E por fim, e não menos importante as Missões Internacionais/Internacionalização: Voltada a área de capacitações, workshops preparatórios, matchmaking.

Bekin ressaltou o papel de destaque da Invest Paraná, considerada a terceira melhor agência de Desenvolvimento e Atração de Investimentos da América Latina, além de ressaltar o potencial econômico de Ponta Grossa e seus consequentes benefícios que podem trazer para outras empresas já instaladas na cidade e região. “Em 2019 conseguimos levantar quase R$ 32 bilhões em investimentos, em 2020, mesmo com a pandemia nós tivemos aproximadamente R$ 8 bilhões da iniciativa privada. Como já temos uma fórmula de sucesso, mais acertamos do que erramos, nossa taxa de conversão de assertividade junto aos investimentos é de 40%, que é muito alto. Ou seja, de dez empresas que nos procuram, quatro ficam no Paraná. A ideia é transformar essa taxa de 4 para 8. Queremos fazer mais com tudo que aprendemos ao longo desses dois anos”, comentou Bekin.

O diretor-presidente da Invest Paraná também apresentou ações que poderão auxiliar a atração de empresas e melhorar as condições de negócios para as empresas de Ponta Grossa, como incentivo à inovação, desenvolvimento de projetos especiais, incentivo e auxílio de venda para outros estados e países, identificação da vocação regional, entre outras. “O objetivo é passar para Ponta Grossa como se deve atender a uma empresa. Ponta Grossa se destacou no cenário paranaense nos últimos anos, e o objetivo é transmitir mais conhecimento para a cidade e que ela faça isso para os municípios do entorno”, explicou o diretor.

A Invest Paraná ainda irá disponibilizar para a administração municipal as ferramentas “Power B.I”, que engloba todos os atendimentos junto a empresas feitas no Estado, e o “City Match”, um algoritmo que junta informações de 78 bancos de dados do Estado e reúne todas as informações necessárias para pesquisas de negócios.

Finalizando o encontro o Sr. Douglas Fanchin Taques Fonseca, presidente da ACIPG, conclui “O secretário Bekin foi muito incisivo e um programa desses não é algo fácil. Fica o nosso agradecimento, achamos que estas ferramentas são interessantes, e faço votos de que elas possam nos ajudar muito em breve”.

Fonte: https://www.acipg.org.br/noticia-2035

Galeria de Fotos

   
{{----}}